O papel da inclusão digital na educação musical
A palavra inclusão refere-se a existência de algo
ou alguém dentro de alguma coisa. Acrescida
do substantivo digital ela passa a
compor uma expressão muito usada nos últimos anos, a Inclusão Digital. A inclusão digital é o princípio de que todas
as pessoas devem ter acesso a tecnologia de informação, em outras palavras,
democratização da tecnologia disponível. Por tecnologia de informação (TI)
entende-se todo recurso tecnológico que vise o tratamento da informação e/ ou
facilite a comunicação (computadores, webcam,
celulares, CD, DVD, pendrive,etc.).
Muitos têm sido os
esforços de inclusão digital por parte de instituições governamentais e não
governamentais. Em 1995 surge a primeira Escola de Informática e Cidadania (EIC)
no Morro Dona Marta na zona Sul do Rio de Janeiro. Essa escola deu início ao
que hoje se tornou o CDI (Comitê para a Democratização da Informática), uma ONG
inspirada nos preceitos defendidos pelo educador Paulo Freire que oferece cursos
que visam a inclusão digital de comunidades de baixa renda, escolas públicas,
penitenciárias, hospitais psiquiátricos e outros. Na esfera governamental, em setembro de 2005 o
decreto nº 5.542 instituiu o Projeto
Cidadão Conectado – Computador para todos que incentiva a aquisição de computadores
e seus aparatos em condições facilitadas.
Mesmo diante de todos
esses esforços e muitos outros não citados nesse texto, pesquisas recentes (2015)
mostram que apenas 54% da população brasileira tem acesso à internet, que
seria, por assim dizer, a porta de entrada para o universo digital. Mas o que isso
tem a haver com Educação Musical? Bom, na verdade não seria exatamente com a Educação
Musical em si, mas sim com a tecnologia que pode lhe servir. As TIs “invadiram”
todos os setores da vida do homem do século XXI e isso é igualmente válido para
o setor de educação e consequentemente da educação musical. Existe uma
infinidade de aparatos tecnológicos voltados exclusivamente para a educação
musical e outros que embora não sejam exclusivos para este fim, seriam de bom
proveito para tal atividade. Entender e conhecer como se dá a produção e
manuseio dos conteúdos disponibilizados na internet é de grande valia para
aquisição e compartilhamento de conhecimentos específicos à área de educação
musical.
A educação musical é uma atividade educacional
que aumentou em muito as suas possibilidades de desenvolvimento após Lei 11.769
de 18 de agosto de 2008 ser sancionada. Muitas instituições de ensino voltaram
seus olhares para a música na escola exigindo do mercado de trabalho uma oferta
de profissionais qualificados. Vimos a partir daí o surgimento da modalidade à
distância (EAD) também para a educação musical na tentativa de suprir essa
necessidade criando assim, uma simbiose entre o contexto da inclusão digital e
a educação musical.
Referências Bibliográficas
CDI
: Transformando vidas através da tecnologia. Acesso em : 10 de agosto de 2015.
Disponível em: http://www.cdi.org.br/quem-somos/
DECRETO
Nº 5.542, DE 20 DE SETEMBRO DE 2005. Acesso em: 10 de agosto de 2015.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5542.htm
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirComo você, também estou iniciando um blog sobre Educação Musical e tantando me incluir nesse mundo digital.
Gostei de suas publicações, então peço que visite meu blog:
http://cmgoncalves.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirComo você, também estou iniciando um blog sobre Educação Musical e tantando me incluir nesse mundo digital.
Gostei de suas publicações, então peço que visite meu blog:
http://cmgoncalves.blogspot.com.br/